Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Extensão – UFC Campus de Russas

Área do conteúdo

Educação

Confira os projetos de extensão da área educacional:

Aprova UFC!

Coordenador(a): Edvan Cordeiro de Miranda    Área Principal: Educação

O projeto APROVA UFC! Tem como principal objetivo aprimorar o nível de preparação dos estudantes das escolas públicas que realizarão o vestibular ENEM. O projeto surgiu no ano de 2016, com o intuito de contribuir na preparação de estudantes de escolas públicas do vale do Jaguaribe, com intuito de aumentar o percentual de aprovação no Exame Nacional de Escolas do Ensino Médio. Desta maneira, foram realizados aulas presenciais com aulas de matemática, física e química, objetivando maiores resultados. Com isso, ainda no primeiro ano de projeto, foi conseguida a aprovação de quatorze dos 24 participantes do curso. Onde oito foram aprovados na Universidade Federal do Ceará Campus Russas, três obtiveram aprovação na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), dois conseguiram aprovação na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), e um obteve aprovação na Universidade Potiguar (UNP). No ano de 2017 o Aprova UFC tornou-se um curso de extensão cadastrado na PREX, visando contribuir de forma mais direta no município de Russas. Com isso o projeto passou a contar com aulas diárias durante todo o ano, compreendendo todas as áreas do conhecimento (exceto geografia, língua estrangeira e sociologia). Foram realizados simulados para adaptação do aluno a prova do ENEM.

 

Associação Atlética Acadêmica do Campus Russas

Coordenador(a): Candido Jorge de Sousa Lobo     Área Principal: Educação

A idéia de criação de uma associação atlética acadêmica se deu pela necessidade de integração da Universidade (discentes e profissionais da instituição) com a comunidade geral a qual está inserida, de forma a melhorar a qualidade de vida aliada ao desenvolvimento regional. A proposta constitui na realização da integração através de eventos esportivos amplos, realização de palestras sobre o tema e participação em competições esportivas universitárias, visando sempre o bem-estar comum, o crescimento do número de praticantes de atividades físicas e auxílio na redução da evasão na UFC campus Russas.

 

Business Intelligence Group – BIG

Coordenador(a): Dmontier Pinheiro Aragao Junior     Área Principal: Educação

As informações são essenciais para a tomada de decisões no meio corporativo, assim profissionais que têm o conhecimento de analisar dados e gerar insights, são muito requisitados no mercado. Além disso, Business Intelligence pode ser aplicado em várias áreas e organizações diferentes. Nesse contexto, o grupo surge com o objetivo geral de realizar estudos e pesquisas na área de Business Intelligence ou Inteligência de Negócios na região do Vale do Jaguaribe. Levando os conhecimentos de BI para pessoas, estudantes e organizações do Vale do Jaguaribe. O grupo é formado por alunos da Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Russas e as metodologias utilizadas pelo grupo serão: Mídias sociais, onde será divulgado conhecimentos sobre BI; pesquisa e desenvolvimento, para a contribuição de estudos e publicação de artigos em BI; projetos, com a finalidade de colocar em prática os conhecimentos aprendidos em organizações do Vale do Jaguaribe, tanto públicas quanto privadas.

Desse modo, o projeto se articula com o propósito de atingir os seguintes resultados; Capacitação da equipe em conhecimentos de BI, publicações de conteúdos de BI em mídias sociais, publicações de periódicos em eventos acadêmicos, ministrar cursos para a comunidade estudantil local e parcerias para desenvolvimento de projetos.

 

Ensino de Programação de Computadores e Aplicativos para Integrar com Arduíno

Coordenador(a): Pablo Luiz Braga Soares    Área Principal: Educação

A proposta visa engajar alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software para disseminar conhecimento de programação de computadores e desenvolvimento de aplicativos integrados com arduino para alunos do ensino médio da região do vale do Jaguaribe, com ênfase na cidade de Russas. Além de aprender os fundamentos de programação, os envolvidos vão ser estimulados a participar de competições locais e regionais, além de desenvolver um aplicativo no final do projeto, incrementando gradualmente suas habilidades como programadores. Planeja-se, também, melhorar o conhecimento dos alunos da universidade nessa área. Para tanto, os bolsistas, com auxílio de professores participantes, terão a oportunidade de consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula e ganhar autonomia ao se depararem com problemas complexos de programação. Como resultado desta ação, espera-se atrair e interessados na área de tecnologia da informação, descobrir talentos e contribuir com o desenvolvimento tecnológico através da formação de mão de obra qualificada.

 

FabLab Russas

Coordenador(a): Pedro Helton Magalhaes Pinheiro      Área Principal: Educação

O FabLab Russas tem como foco principal, de modo amplo, a invenção e a inovação, incentivando a criatividade. Seja quem for, designer, engenheiro, arquiteto, especialista ou não, esses laboratórios têm como ponto central oacesso à comunidade em geral, democratizando o acesso às tecnologias avançadas e permitindo a qualquer pessoa entrar e produzir, literalmente, o que vier em mente. Os FabLabs são guiados pelos princípios da interdisciplinaridade, compartilhamento e aprendizagem, através de práticas inovadoras. Desta forma, o projeto FabLab Russas é uma proposta de projeto voltado à fabricação digital e convencional. Essa ação oferece a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na universidade para oferecer à comunidade externa as ferramentas que podem ser utilizadas para prototipagem rápida, desenvolvimento de produtos etc. Como objetivo geral, o projeto busca proporcionar e promover a “cultura maker” como uma técnica de elaborar soluções práticas e melhorar a relação ensino-aprendizagem, por meio da concepção, criação e viabilidade de protótipos capazes de materializar os conceitos adquiridos no ambiente estudantil, seja no ensino superior ou básico, apoiando a comunidade acadêmica e a sociedade. De forma específica, visa-se apresentar,principalmente, a impressão 3D como ferramenta principal para auxiliar a manufatura envolvida no projeto,além de outros processos de usinagem e fabricação. Espera-se que com essa ação tenhamos uma maior popularização da fabricação digital, principalmente por meio da impressão 3D.

 

Primeiros passos para iniciar um negócio – As técnicas e ferramentas de apoio a novas empreendedora

Coordenador(a): Josemeire Alves Gomes     Área Principal: Educação

Empreendedorismo feminino;

Tecnologias sociais;

Novos negócios.

 

Projeto de Assistência e Disseminação da Engenharia de Produção – PADEP

Coordenador(a): Dmontier Pinheiro Aragao Junior     Área Principal: Educação

O município de Russas está inserido na região do baixo Jaguaribe onde está situada a Universidade Federal do Ceará Campus Russas, local da criação do Projeto PADEP (Programa de Assistência à Discência em Engenharia de Produção) . A Ação extensionista promovida pelo Projeto de Assistência e Disseminação da Engenharia de Produção, portanto, tem como objetivo geral, no âmbito educacional, promover a disseminação do curso de Engenharia de Produção, além de apresentá-lo à sociedade e mostrar a sua importância e contribuição para o desenvolvimento da mesma. Visa desse modo, beneficiar a sociedade em geral principalmente discentes do curso bem como pré-universitários, pois possibilita um conhecimento da área e mostra sua relevância para alcance do desenvolvimento dos discentes e em especial promover a educação e disseminação acerca da Engenharia de Produção de forma mais abrangente. Como metodologia o grupo utiliza-se de momentos de interação com os estudantes de ensino médio além de treinamentos a discentes do curso, a fim de desenvolver palestras e dinâmicas em escolas de ensino médio e de uma maneira mais ampla disseminar informações através das redes sociais e proporcionar um soft skills dos participantes do projeto, com o propósito de maximizar a importância do curso no dias atuais, por exemplo, sobre as áreas de atuação. Deste modo, a ação extensionista almeja prosseguir com as atuais atividades desenvolvidas e de forma efetiva ajudar à discência em Engenharia de Produção, como também contribuir e incentivar aos estudantes e pré universitários a serem também estudantes do curso, assim fortalecendo ainda mais a Engenharia de Produção. No âmbito social, a ação extensionista tem como objetivo geral promover o reconhecimento acerca do curso de Engenharia de Produção. Visa, portanto, beneficiar os estudantes de Engenharia de Produção e futuros estudantes do curso, a fim de desenvolver novas percepções sobre o curso e o que ele tem a oferecer. Tem por metodologia o estudo de mercado da atividade desenvolvida pelo grupo a dar assistência aos discentes de Engenharia de Produção do Campus de Russas, com o objetivo de consolidar a comunidade estudantil. Almeja-se, portanto, realização de palestras sobre a Engenharia de Produção nas escolas de Ensino Médio, levando o curso para os pré-universitários, com o intuito de prospectar novos alunos.

 

UFC nas Escolas

Coordenador(a): Natalia de Castro Pinho     Área Principal: Educação

Tendo em vista a necessidade de se desmistificar entre os estudantes secundaristas de Russas e demais cidades do Vale do Jaguaribe a ideia de que tecnologia, inovação, empreendedorismo, bem como ciências exatas, informática e engenharias são áreas de difícil compreensão e acesso; o projeto “UFC nas Escolas” mostrará uma vasta gama de possibilidades de estudos, pesquisas e trabalhos a partir da entrada do jovem na universidade. Essa amostra se dará por meio de exposição dos cursos de graduação e da realização de minicursos e palestras. Espera-se que o projeto faça crescer o interesse dos jovens pelos cursos de graduação do Campus da UFC em Russas e que busquem aprofundar os conhecimentos e experiências nas áreas apresentadas.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo