Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Extensão – UFC Campus de Russas

Área do conteúdo

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO

Confira os projetos de extensão da área de tecnologia e produção:


Sala Bim de Inovação – Ferramentas de Inovação para a Implantação da Modelagem da Informação da Construção

Coordenador(a): Mylene De Melo Vieira
Área Principal: Tecnologia e Produção

A metodologia BIM envolve conceitos como representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação e um recurso de compartilhamento de conhecimento que viabiliza a obtenção de informações sobre uma edificação, formando uma base controlável para que decisões sejam tomadas durante seu ciclo de vida, definido desde a sua concepção até a demolição. O BIM traz um novo modelo para as obras públicas no sentido de um banco de dados e informações em seus processos de projetos, construção, operação e manutenção, otimizando suas ações no âmbito de construções. Assim, as ações no contexto do projeto Sala BIM de Inovação: ferramentas de inovação para a implantação da modelagem da informação da construção serão desenvolvidas com a mobilização dos estudantes de graduação do curso de engenharia civil da UFC campus de Russas, das prefeituras dos municípios da região do Vale do Jaguaribe e da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Inicialmente, as atividades desse projeto terão início em fevereiro de 2023 com o início do ano letivo, por meio de reuniões presenciais para planejamento das ações e de capacitação dos alunos do projeto. A realização desse projeto possibilitará o levantamento das informações sobre a atual situação do uso da metodologia BIM nas salas técnicas das prefeituras da região, o diagnóstico e caracterização das salas quanto a infraestrutura, processo de projeto e execução de obras entre outros aspectos importantes, implantação da Sala BIM de Inovação no campus da UFC de Russas além do desenvolvimento e implantação do PIB nas salas técnicas das prefeituras.


Filhas de Edwiges

Coordenador(a): Daniela Lima Machado da Silva
Área Principal: Tecnologia e Produção

O Projeto Filhas de Edwiges  tem o intuito de fortalecer a participação feminina no curso de Engenharia Civil da UFC, campus de Russas. O nome do projeto é uma homenagem a Edwiges Becker, a primeira mulher a se formar em engenharia civil no Brasil. Dessa forma, o projeto faz parte de uma iniciativa para incentivar a presença de mulheres nos cursos de exatas e mostrar que a engenharia civil também é lugar de mulher.

Acesse o instagram do projeto: Filhas de Edwiges UFC (@filhasdeedwiges)


Desenvolvimento de tecnologias de software para a promoção da igualdade de gênero

Coordenador(a): Anna Beatriz dos Santos Marques
Área Principal: Tecnologia e Produção 

A promoção da diversidade, equidade e inclusão contribui para o bem-estar organizacional, o senso de pertencimento e a geração de resultados sustentáveis nas instituições. Tecnologias de software apoiam diversas atividades do cotidiano, porém ainda são pouco exploradas como impulsionadoras de iniciativas alinhadas à diversidade, equidade e inclusão. Este projeto visa desenvolver tecnologias de software que apoiem iniciativas de diversidade, equidade e inclusão em instituições públicas e privadas. A metodologia adotada será o Design Thinking, que apoia a criação de produtos inovadores, por times colaborativos, diversos e com foco no público-alvo. Os estudantes envolvidos vivenciarão experiências profissionais da área de Engenharia de Software e receberão treinamento sobre diversidade, equidade e inclusão, para o desenvolvimento de tecnologias adequadas.


Ares – grupo de Análises de Riscos e Estratégias de Segurança da informação

Coordenador(a): Alexandre Matos Arruda
Área Principal: Tecnologia e Produção

O objetivo principal do projeto é promover a pesquisa, o estudo e a conscientização nas áreas da segurança da informação e computação forense no Campus de Russas por meio da criação de um grupo. Com isso, teremos como combater a carência de profissionais nas área mencionadas. O projeto irá abrangir palestras, workshops, midías sociais, dentre outros, como fonte de informação nas áreas focadas para membros internos e externos à instituição.

Acesse o instagram do projeto: Projeto ARES (@ares.ufc) • Fotos e vídeos do Instagram


Aratinga Aerodesign

Coordenador(a): Edvan Cordeiro de Miranda
Área Principal: Tecnologia e Produção 

A Equipe Aratinga Aerodesign tem como objetivo principal, desenvolver seus alunos com visão crítica de projeto, capacidade de pesquisa, desenvolvimento de lideranças, e como consequência deste trabalho, garantir vaga na competição SAE Brasil Aerodesign do corrente ano através do desenvolvimento de um projeto consistente de aeromodelos capazes de realizar manobras com ou sem carga. Serão realizadas reuniões para estudo e desenvolvimento do projeto, com o uso de softwares e materiais adquiridos para sua devida construção. Para participar da equipe serão requeridas características como dedicação, empenho e foco no trabalho, para que ele seja bem-sucedido, podendo haver penalidades para estudantes que integram a equipe, por não se mostram presentes no trabalho desenvolvido. Tem-se como ideia principal: estimular o caráter criativo e investigativo, desenvolver disciplina, responsabilidade acadêmica e social em cada integrante participante.

Acesse o instagram do projeto: Aratinga Aerodesign (@_aratingaaerodesign)


Iaguary Baja

Coordenador(a): Candido Jorge De Sousa Lobo
Área Principal: Tecnologia e Pro
dução

O Projeto Baja SAE – UFC Russas é um desafio submetido aos alunos de engenharia que oferece a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante sua permanência na universidade, visando incorporar características diferenciadas ao futuro profissional de engenharia.

Durante sua permanência no projeto, os estudantes aprendem a lidar com um projeto de caso real, desde sua concepção aos testes de simulação e resolução de problemas. Além do projeto Baja SAE UFC – Russas, o programa visa também um melhor reconhecimento dos cursos de engenharia da universidade, bem como a diminuição da evasão de alunos ingressantes na faculdade, uma melhor complementação da formação acadêmica dos alunos e uma aproximação entre a comunidade de Russas com a UFC.

Durante a vigência do projeto, será construído um acervo de material de estudos e apoio com o tema veículo off-road, para assessorar os demais integrantes que farão parte e darão prosseguimento ao Projeto Baja SAE – UFC Russas.

Acesse o instagram do projeto: IaguaryBaja (@iaguarybaja)


LearningLab – Laboratório de Ensino e Pesquisa de Tecnologias alinhadas à Gestão do Conhecimento e Inovação em Processos de Software

Coordenador(a): Jacilane de Holanda Rabelo      
Área Principal:
 Tecnologia e Produção

A gestão adequada do conhecimento tornou-se uma necessidade real na indústria de desenvolvimento de software, mas muitas organizações têm dúvidas sobre qual abordagem que devem seguir em suas iniciativas de gestão de conhecimento. No contexto de ensino, a gestão do conhecimento começa a ganhar destaque em estudos que tratam da criação de habilidades necessárias para que as pessoas enfrentem o mercado de trabalho. Os processos de ensino tornam-se mais eficientes e geram resultados inovadores quando o conhecimento é gerenciado. O objetivo deste projeto de extensão é contribuir para o processo de formação dos estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UFC no Campus de Russas através de uma aprendizagem significativa (para além da sala de aula) e multidisciplinar (que envolva os mais variados departamentos, áreas e setores). Este projeto irá contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos especializados em tecnologias de apoio a gestão do conhecimento, fatores de influência para gestão do conhecimento e técnicas de ensino aprendizagem. Além disso, pretende-se obter resultados esperados relacionados aos seguintes objetivos específicos: (a) identificação de abordagens de ensino de Engenharia de Software e Gestão do Conhecimento; (b) desenvolvimento e/ou adaptação de métodos e modelos de ensino voltados para gestão do conhecimento; (c) desenvolvimento de estratégias para divulgar as áreas de Computação no Estado do Ceará; (d) fomento de interesse de alunos para divulgar as áreas de Computação no Estado do Ceará; e (e) condução de ensinos voltados para os alunos de Computação do Estado do Ceará visando contribuir na formação de recursos humanos. O presente projeto tem o intuito de alavancar a área de Computação na Região Nordeste do Brasil, auxiliando na aquisição dos conhecimentos necessários para a inserção dos futuros profissionais no mercado de trabalho com os conhecimentos adquiridos no Ensino Superior.

Acesse o instagram do projeto: LearningLab (@learninglabufc)


Mais Informa UFC

Coordenador(a): Natália de Castro Pinho
Área Principal: Tecnologia e Pro
dução

O projeto propõe um conjunto de atividades com o objetivo de fornecer informações valiosas à comunidade acadêmica e aos moradores do Vale do Jaguaribe. Por meio da formação de equipes para a criação de conteúdo, busca e retenção de informações e promoção em redes sociais, o projeto visa combater a deficiência na disseminação de informações. Além de estreitar a relação entre a universidade e a comunidade, o projeto visa proporcionar um campo de treinamento para estudantes e facilitar pesquisas relacionadas à eficácia da comunicação. A coleta de dados será essencial para avaliar o progresso e o impacto, garantindo a melhoria contínua do projeto ao longo do tempo.

Acesse o instagram do projeto: Mais Informa UFC Russas (@mais.informa)


Meninas Digitais do Vale – Promovendo o primeiro contato com a área da Computação na educação básica

Coordenador(a): Anna Beatriz dos Santos Marques
 Área Principal: Tecnologia e Produção

O projeto de extensão “Meninas Digitais do Vale – promovendo o primeiro contato com a área da Computação na educação básica” visa divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes da educação básica, para que estas conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação. O projeto será executado em quatro etapas, que visam planejar oficinas a serem realizadas para estudantes da educação básica; preparar o ambiente e material didático para realização das oficinas; realizar oficinas por alunas dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação que participam deste projeto de extensão; e acompanhar os indicadores sobre a percepção dos estudantes envolvidos, ingresso e evasão nos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação do campus de Russas. As ações serão realizadas de forma presencial no campus de Russas e em escolas parceiras. Como resultado, espera-se promover um maior interesse de meninas pelos cursos da área de Computação e reduzir a evasão de alunas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.

Acesse o instagram do projeto: Meninas Digitais do Vale 🌻 (@meninasdigitaisdovale)


Mulheres de Aço – Fortalecendo a participação feminina no curso de Engenharia Mecânica no Campus em Russas da Universidade Federal do Ceará

Coordenador(a): Silvia Teles Viana
Área Principal:
 Tecnologia e Produção

O projeto de extensão Mulheres de Aço tem como principais tarefas a realização de ações que fomentam a entrada de mais meninas no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC) no campus de Russas e incentivar as que já estão cursando esse curso a permanecerem e se desenvolverem. Para isso, o planejamento das ações visa promover o engajamento das meninas do curso em trabalhos e eventos relacionados ao projeto Mulheres de Aço, através de atividades a serem realizadas por elas. A execução das tarefas será feita tanto na Universidade quanto nas escolas, principalmente nas parceiras externas, onde será apresentado, de forma convidativa, o Projeto Mulheres de Aço, além de também participar de todo e qualquer evento demonstrativo proporcionados por essas Instituições de Ensino. Com isso, espera-se ter como resultado uma maior atuação feminina nos projetos acadêmicos tanto do Mulheres de Aço como em outros projetos que elas foram incentivadas a criar ou participar, para assim, diminuir a evasão das mesmas ao observarem que estão conquistando a cada dia seu espaço nessa área e na sociedade. É de grande relevância e se espera também o aumento do número de alunas que venham a se matricular e permanecerem no curso de Engenharia Mecânica, para assim inspirar outras meninas a optarem essa área das Ciências exatas.

Acesse o instagram do projeto: Mulheres de Aço UFC – Campus Russas (@mulheresdeacoufc)


NERDS – Núcleo Especializado em Reengenharia e Desenvolvimento de Software

Coordenador(a): Marcos Vinicius De Andrade Lima    
Área Principal:
 Tecnologia e Produção

O Núcleo Especializado em Reengenharia e Desenvolvimento de Software (NERDS), localizado no Campus da UFC em Russas, tem como objetivo investigar tecnologias inovadoras na área de software por meio da aplicação profissional da Engenharia de Software e técnicas modernas de desenvolvimento de sistemas. O NERDS busca aplicar novas abordagens, fundamentadas principalmente na Ciência de Dados, para modernizar sistemas públicos de informação, institucionalizar a tomada de decisão baseada em dados, iniciar estudantes de graduação na pesquisa, incentivar a submissão de artigos em periódicos de renome e promover, principalmente, o desenvolvimento científico e tecnológico da Região do Vale do Jaguaribe.

Acesse o instagram do projeto: NERDS – Pesquisa e Inovação em Software! (@nerds.ufc)


Resíduos no Vale Jaguaribe: mapeamento, diagnóstico e proposição de soluções  para construção civil

Coordenador(a): Lais Cristina Barbosa Costa   
Área Principal:
 Tecnologia e Produção

A região do Vale do Jaguaribe é caracterizada por municípios com baixa participação no PIB estadual e com uma grande demanda por infraestrutura básica. O projeto de extensão busca criar uma ligação entre a geração de resíduos industriais e a demanda de infraestrutura básica desses municípios, estimulando a reciclagem e reutilização desses resíduos como materiais de construção para pavimentação e moradia. O projeto tem potencial para desenvolver tecnologias de menor impacto ambiental, além de valorizar os municípios do interior do Ceará possivelmente contribuindo para melhora dos seus indicadores socioambientais. Para seu desenvolvimento, o projeto conta com uma metodologia dividida em quatro etapas: mapeamento dos resíduos e indicadores socioambientais; coleta e caracterização dos resíduos; dimensionamento e produção de materiais de construção; caracterização desses materiais. Dessa forma, o projeto abrange desde a análise da geração de resíduos até a proposição de estratégias para enriquecimento regional. Essa iniciativa visa transformar desafios em oportunidades, impulsionando o desenvolvimento sustentável do Vale do Jaguaribe por meio da reutilização inteligente de resíduos industriais.


DTIC – Desenvolvimento Tecnológico em Internet das Coisas

Coordenador(a): Alexandre Matos Arruda
Área Principal:
 Tecnologia e Produção

Em um mundo cada vez mais conectado, a Internet das Coisas vem ganhando espaço em diversos cenários e, como percepção disso, a consultoria McKinsey estima que até 2025 deve movimentar um mercado entre US$ 3,9 trilhões e US$ 11,1 trilhões no mundo [REF]. O termo “Internet das Coisas”, cunhado por Kevin Ashton, em 1999, representa a interconexão de diversos objetos conectados por rede (internet). É uma área em rápida ascensão, pois possui impacto direto em vários setores da economia, desde objetos de casa até a produtividade de empresas e mercados.

O presente projeto visa a investigação de demandas que podem ser resolvidas com o uso de Internet das Coisas e formação de um grupo com conhecimento no tema. Por ser uma área nova e em ascensão é percebido que há uma baixa quantidade de pessoas com domínio na região do vale do Jaguaribe. A formação de um grupo com foco na prospecção, desenvolvimento e construção de soluções em IoT pode gerar benefícios locais e regionais, assim como trazer inovação para diversos setores de mercado que ainda carecem de ferramentas digitais.


NICITE: Núcleo Interdisciplinar para Diversidade de Gênero na Ciência, Tecnologia e Engenharia

Coordenador(a): Anna Beatriz dos Santos Marques
Área Principal:
 Tecnologia e Produção

A desigualdade de gênero em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics) vem ganhando um amplo interesse pela comunidade científica, mas o progresso em direção à igualdade de gênero nesses campos é lento. A falta de representatividade das mulheres em STEM e a consequente falta de diversidade impacta negativamente as mulheres, a sociedade, a ciência e a inovação. Considerando o avanço alcançado na identificação dos obstáculos enfrentados por mulheres em STEM e a existência de iniciativas para a promoção da igualdade de gênero em STEM, o Núcleo Interdisciplinar para Diversidade de Gênero na Ciência, Tecnologia e Engenharia (NICITE) visa contribuir com a remoção de barreiras para o ingresso e formação de mulheres em STEM por meio da implementação e validação de soluções para a desigualdade de gênero e articulação entre alunas de graduação e educação básica em um projeto integrador entre as áreas de STEM. O NICITE será conduzido na Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus de Russas, que oferta cinco cursos de graduação em STEM: Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) evidenciam a existência de desigualdade de gênero em indicadores de ingresso e formação de estudantes. No campus, existem projetos direcionados ao fortalecimento da participação de mulheres em Ciência da Computação e Engenharia de Software (Meninas Digitais do Vale), Engenharia Mecânica (Mulheres de Aço) e Engenharia Civil (Filhas de Edwiges). O NICITE objetiva promover a articulação entre as ações e pesquisas realizadas pelos projetos, potencializando a integração e colaboração entre mulheres docentes e discentes nos cursos de STEM.


Implementação da plataforma de gerenciamento autônomo de moinhos de cimento na planta da Apodi em Quixeré

Coordenador(a): Alexandre Matos Arruda
Área Principal:
 Tecnologia e Produção

Este trabalho propôs uma solução para melhorar o processo produtivo nos moinhos de cimento da fábrica da Apodi em Quixeré. A plataforma realiza sugestões para variáveis controladas no processo produtivo de moagem vertical de cimento. A aplicação busca aumentar a eficiência produtiva dos moinhos, sem perder de vista a estabilidade e a vibração. Tal controle é obtido com o uso de modelos estatísticos calibrados a partir de informações coletadas dos sensores. O sistema foi implantado e testado na fábrica de Quixeré.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo