CULTURA
Confira os projetos de extensão da área cultural:
Forró no Campus
Coordenador(a): Markos Oliveira Freitas
Área Principal: Cultura
Este projeto visa estimular a prática de esportes e exercícios físicos e danças por alunos, docentes e servidores do Campus de Russas e membros da comunidade russana, possibilitando-lhes diminuir o estresse acadêmico, estímulo à disciplina, desestimular o uso de drogas, além de proporcionar uma maior integração entre os próprios alunos e entre estes e membros da comunidade. O estilo de dança de salão a ser praticado é o mais difundido no estado do Ceará, o forró, bem como a dança aeróbica conhecida como HIIT Dance.
No forró, o projeto conta com a participação de 25 casais a cada semestre, para aulas de uma hora de duração por semana, que envolvem movimentos básicos do forró, bem como conceitos de consciência corporal e musicalidade. No HIIT Dance, são até 20 pessoas em duas aulas de uma hora de duração por semana, que envolvem movimentos de diferentes complexidades para serem adaptados a diferentes tipos de pessoas.
Espera-se expandir, no futuro, para aulas de outros estilos de dança de salão, como bachata, salsa, samba de gafieira, roda de cassino, bolero e zouk, bem como outros ritmos aeróbicos, com o Fit Dance.
Acesse o instagram do projeto: FORRÓ NO CAMPUS (@forronocampus.ufcrussas)
GLAM – Grupo de Leitura Aberta Mente
Coordenador(a): Markos Oliveira Freitas
Área Principal: Cultura
O Grupo de Leitura Aberta Mente (GLAM) visa estimular a prática de leitura e de debates de livros dos mais diversos temas e autores, brasileiros e estrangeiros. A ação se dará através da leitura de um livro por mês, e de um encontro para debater o livro ao fim do mês, mediado por integrantes do GLAM. Espera-se a presença de 30 participantes por encontro, dentre membros da comunidade acadêmica (alunos, técnicos e docentes) do Campus de Russas da UFC e da sociedade civil da cidade.
Acesso o instagram do projeto: Grupo de Leitura Aberta Mente (@glam.ufcrussas)
RESABER: Ações de Valorização e Salvaguarda do Patrimônio Histórico Brasileiro
Coordenador(a): Lais Cristina Barbosa Costa
Área Principal: Cultura
O acrônimo ReSaber traduz a ideia maior do projeto que é “saber novamente, resgatar”, que no sentido latu do projeto aplica- se ao resgate das técnicas de construção e informações dos materiais empregadas no patrimônio histórico cearense dos séculos XVIII, XIX e XX, que foram perdidas ou suprimidas ao longo dos anos. Conhecer a história e as técnicas de construção utilizadas torna-se fundamental para a compreensão do valor cultural e desenvolvimento de ações que visem a preservação do patrimônio edificado. Assim, as ações no contexto do projeto ReSaber serão desenvolvidas com a mobilização do Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções da UFC, estudantes do curso de Engenharia Civil da UFC e do Mestrado em Engenharia Civil: Construção Civil e Estruturas, apoio das comunidades locais e do IPHAN CE. Inicialmente, as atividades deste projeto terão início em setembro de 2021 através de reuniões remotas para planeamento das ações e capacitação do pessoal. A realização deste projeto possibilitará o levantamento de informações sobre os materiais e as técnicas de construtivas das construções históricas do Ceara, além da publicação de materiais técnicos da área do patrimônio.
Desenvolvimento Humanístico e Social através das Artes Cênicas para Integração dos Alunos no Campus – Clube do Improviso
Coordenador(a): Camilo Augusto Santos Costa
Área Principal: Cultura
Tendo em vista que habilidades como criatividade, espontaneidade, retórica, expressão corporal e vocal, senso de responsabilidade e comprometimento, autoestima, imaginação e dentre outros, são fatores necessários para todo profissional independente da área de atuação; o projeto “Clube de Improviso” conseguiu despertar essas aptidões nos discentes e participantes externos por meio do teatro de improvisação e outras técnicas obtidas a partir de pesquisas e experimentações, nas quais consistem na participação interpretam algo não pensado ou articulado anteriormente. Espera-se que o projeto melhore essas habilidades dos discentes, faça crescer o interesse dos mesmo pelas artes cênicas e mobilize a sociedade local para atividades de lazer e cultura.
Acesse o instagram do projeto: Clube do Improviso 🎭 (@clubedoimproviso)