XX Congresso Internacional sobre Patologia e Recuperação das Construções
Coordenador(a): Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita
Área Principal: Tecnologia e Produção
Patologia das construções; Durabilidade; Engenharia Civil.
Para os profissionais especializados em patologia e reabilitação de estruturas, uma compreensão abrangente de aspectos-chave é crucial. Isso inclui expertise na tecnologia de materiais como pedra, adobe, madeira, aço, concreto e outros. O conhecimento das características geométricas das estruturas, os ensaios de potencial para caracterização física e mecânica de materiais e o conhecimento do comportamento dos elementos estruturais também são essenciais. Além disso, os profissionais devem ser bem versados em soluções para reabilitação e reforço.
Nos últimos tempos, tem havido um aumento significativo de conhecimento e inovação nos campos da patologia da construção e da reabilitação. Esse crescimento pode ser atribuído à maior conscientização entre as partes interessadas no setor da construção e ao surgimento de novos materiais, técnicas e soluções. Estatísticas recentes indicam uma trajetória ascendente contínua dos investimentos no setor da reabilitação.
Em suas primeiras edições, de 1ª a 5ª, a conferência focou em temas relacionados à investigação de danos e técnicas de diagnóstico. Com o passar dos anos, durante a 6ª a 15ª edições, o CINPAR deslocou sua atenção para discussões sobre ensaios não destrutivos, exploração de novos materiais para reparo, técnicas de retidão estrutural e caracterização de materiais. Mais recentemente, as últimas edições do CINPAR foram dedicadas a temas avançados, incluindo materiais de ponta, monitoramento de saúde estrutural, digitalização e preservação do patrimônio cultural. Em linha com as necessidades em evolução da indústria, a CINPAR dedica-se agora a abordar questões críticas como as alterações climáticas e o ciclo de vida da construção, solidificando ainda mais a sua posição como força motriz no campo da patologia e reabilitação de edifícios.Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita
Acesse o instagram do projeto: CINPAR 2024 (@cinpar2024)