Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Extensão – UFC Campus de Russas

Área do conteúdo

EDUCAÇÃO

Confira os projetos de extensão da área educacional:


Aprova UFC!

Coordenador(a): Edvan Cordeiro de Miranda
Área Principal: Educação

O projeto APROVA UFC! Tem como principal objetivo aprimorar o nível de preparação dos estudantes das escolas públicas que realizarão o vestibular ENEM. O projeto surgiu no ano de 2016, com o intuito de contribuir na preparação de estudantes de escolas públicas do vale do Jaguaribe, com intuito de aumentar o percentual de aprovação no Exame Nacional de Escolas do Ensino Médio. Desta maneira, foram realizados aulas presenciais com aulas de matemática, física e química, objetivando maiores resultados. Com isso, ainda no primeiro ano de projeto, foi conseguida a aprovação de quatorze dos 24 participantes do curso. Onde oito foram aprovados na Universidade Federal do Ceará Campus Russas, três obtiveram aprovação na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), dois conseguiram aprovação na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), e um obteve aprovação na Universidade Potiguar (UNP). No ano de 2017 o Aprova UFC tornou-se um curso de extensão cadastrado na PREX, visando contribuir de forma mais direta no município de Russas. Com isso o projeto passou a contar com aulas diárias durante todo o ano, compreendendo todas as áreas do conhecimento (exceto geografia, língua estrangeira e sociologia). Foram realizados simulados para adaptação do aluno a prova do ENEM.

Acesse o instagram do projeto: APROVA UFC (@aprovaufc)


FabLab Russas

Coordenador(a): Pedro Helton Magalhaes Pinheiro
Área Principal: Educação

O FabLab Russas tem como foco principal, de modo amplo, a invenção e a inovação, incentivando a criatividade. Seja quem for, designer, engenheiro, arquiteto, especialista ou não, esses laboratórios têm como ponto central o acesso à comunidade em geral, democratizando o acesso às tecnologias avançadas e permitindo a qualquer pessoa entrar e produzir, literalmente, o que vier em mente. Os FabLabs são guiados pelos princípios da interdisciplinaridade, compartilhamento e aprendizagem, através de práticas inovadoras. Desta forma, o projeto FabLab Russas é uma proposta de projeto voltado à fabricação digital e convencional. Essa ação oferece a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na universidade para oferecer à comunidade externa as ferramentas que podem ser utilizadas para prototipagem rápida, desenvolvimento de produtos etc. Como objetivo geral, o projeto busca proporcionar e promover a “cultura maker” como uma técnica de elaborar soluções práticas e melhorar a relação ensino-aprendizagem, por meio da concepção, criação e viabilidade de protótipos capazes de materializar os conceitos adquiridos no ambiente estudantil, seja no ensino superior ou básico, apoiando a comunidade acadêmica e a sociedade. De forma específica, visa-se apresentar, principalmente, a impressão 3D como ferramenta principal para auxiliar a manufatura envolvida no projeto, além de outros processos de usinagem e fabricação. Espera-se que com essa ação tenhamos uma maior popularização da fabricação digital, principalmente por meio da impressão 3D.

Acesse o instagram do projeto: FabLab Russas (@fablabrussas)


Ensino de Programação de Computadores e Aplicativos para Integrar com Arduíno

Coordenador(a): Pablo Luiz Braga Soares
Área Principal: Educação

A proposta visa engajar alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software para disseminar conhecimento de programação de computadores e desenvolvimento de aplicativos integrados com arduino para alunos do ensino médio da região do vale do Jaguaribe, com ênfase na cidade de Russas. Além de aprender os fundamentos de programação, os envolvidos vão ser estimulados a participar de competições locais e regionais, além de desenvolver um aplicativo no final do projeto, incrementando gradualmente suas habilidades como programadores. Planeja-se, também, melhorar o conhecimento dos alunos da universidade nessa área. Para tanto, os bolsistas, com auxílio de professores participantes, terão a oportunidade de consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula e ganhar autonomia ao se depararem com problemas complexos de programação. Como resultado desta ação, espera-se atrair e interessados na área de tecnologia da informação, descobrir talentos e contribuir com o desenvolvimento tecnológico através da formação de mão de obra qualificada.


GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA PALAVRA

O Grupo de Estudos e Pesquisa “Palavra” – GEPP tem como objetivo geral criar um espaço interdisciplinar e plural com vista a análise crítica das relações entre trabalho, educação, cultura popular, movimentos sociais e formação humana, com base na teoria marxista. O projeto busca articular ensino, pesquisa e extensão, favorecendo a compreensão das contradições sociais e a construção de práticas formativas emancipadoras, em um movimento dialógico “Universidade – Sociedade – Universidade”. As atividades do grupo incluem leituras e discussões coletivas, seminários temáticos e produção acadêmica. O foco está na formação humana crítica e na valorização de saberes populares e de práticas de resistência, conectando o conhecimento acadêmico às demandas concretas da sociedade. Desse modo, o projeto encontra-se em linha com o papel da universidade enquanto espaço de construção plural de saberes contribuindo na construção de alternativas que promovam a justiça social e transformação da realidade objetiva.


ELAS NA PRODUÇÃO

O projeto de extensão “ELAS na Produção” tem como objetivo divulgar a Engenharia de Produção e suas aplicações para despertar o interesse de meninas estudantes da educação básica. A iniciativa busca proporcionar uma melhor compreensão da área e incentivar a escolha de uma carreira em Engenharia de Produção. O projeto será executado em quatro etapas, com o intuito de gerar impactos positivos na sociedade: Planejamento das Oficinas: Desenvolvimento de oficinas educacionais direcionadas a estudantes da educação básica, abordando conceitos e práticas da Engenharia de Produção. Preparação do Ambiente e Material Didático: Criação e organização dos recursos e materiais necessários para a realização das oficinas, garantindo um ambiente de aprendizagem eficaz e envolvente. Realização das Oficinas: Condução das oficinas por alunas do curso de Engenharia de Produção que participam deste projeto de extensão, proporcionando uma experiência prática e interativa para as jovens participantes. Acompanhamento e Avaliação: Monitoramento dos indicadores relacionados à percepção dos estudantes, bem como ao ingresso e à permanência de alunas nos cursos de Engenharia de Produção no campus de Russas. As ações serão realizadas presencialmente no campus de Russas e em escolas parceiras.


NÚCLEO DE APERFEIÇOAMENTO EM FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS (NAFEC)

Este projeto de extensão tem como objetivo principal contribuir para a formação dos alunos ao ensiná-los a utilizar ferramentas amplamente reconhecidas no mercado de trabalho, promovendo assim sua inserção profissional. Para alcançar esse objetivo, o projeto se propõe a: (1) oferecer cursos; (2) auxiliar os alunos na estruturação e desenvolvimento de seus próprios cursos; e (3) supervisionar a aplicação e execução desses cursos. Essas atividades beneficiarão os alunos do campus, como também a comunidade em geral. Espera-se que a execução deste projeto promova a interação dos alunos com ferramentas de mercado, proporcionando-lhes experiência prática através de grupos de estudo e desenvolvimento de habilidades docentes ao serem encorajados a ministrar os cursos. Assim, o projeto visa preparar os participantes para o uso efetivo dessas ferramentas e a transmissão de conhecimento, fortalecendo sua formação acadêmica e suas perspectivas de carreira.


MAPEAMENTO DO ECOSSISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO DO BAIXO JAGUARIBE (MELI)

Com o intuito de fortalecer iniciativas existentes e futuras, propõe-se a criação do Espaço Maker nas instalações da coordenação de extensão do Campus da UFC de Russas. Este espaço, resultado de uma parceria com o Sebrae através do programa Jaguaribe Valley, será destinado a escolas municipais e estaduais em Russas. A proposta é iniciar o espaço com a replicação de impressoras 3D feitas a partir de materiais recicláveis, direcionando sua produção para itens de material plástico. Após a construção da primeira impressora, as escolas serão contatadas para conhecer o projeto. A ideia é proporcionar espaços de baixo custo que possam ser implementados nas escolas que aderirem ao projeto. O Campus da UFC de Russas já possui a primeira impressora 3D, desenvolvida por professores de engenharia mecânica, que será utilizada para produzir novas impressoras. O Espaço Maker também contará com ferramentas e sucata obtidas de diversas unidades do Campus, visando permitir que estudantes, tanto da universidade quanto de fora, desenvolvam sua criatividade. Uma vez construída a segunda impressora, o espaço se tornará um laboratório para multiplicação de iniciativas semelhantes em escolas da cidade de Russas. Esses espaços deverão estimular a criatividade dos estudantes e auxiliar na aprendizagem em disciplinas como Biologia, Física, entre outras. Na primeira fase do projeto, o foco está na construção do espaço, fornecendo ferramentas, sucatas e componentes para que os estudantes possam utilizar a criatividade em diversas atividades além da impressão 3D. Após envolver alunos e professores do Campus da UFC de Russas, a próxima etapa é levar a ideia para as escolas. Serão oferecidas capacitações para os docentes replicarem o espaço nas escolas, promovendo colaboração com instituições de ensino superior, como o Campus da UFC em Russas e o IFCE de Jaguaruana. Essas instituições trabalham em conjunto no projeto, com o apoio do Sebrae. Todos os produtos fabricados no Espaço Maker serão doados para as escolas ou a comunidade em geral. Como resultados esperados, espera-se mais engajamento dos professores do Campus de Russas no uso do espaço a fim de incluir a extensão em suas disciplinas, tendo em vista a curricularização da extensão.


 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo