Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Extensão – UFC Campus de Russas

Área do conteúdo

Tecnologia e Produção

Confira os projetos de extensão da área de tecnologia e produção:

Aratinga Aerodesign

Coordenador(a): Edvan Cordeiro de Miranda    Área Principal: Tecnologia e Produção 

A Equipe Aratinga Aerodesign tem como objetivo principal, desenvolver seus alunos com visão crítica de projeto, capacidade de pesquisa, desenvolvimento de lideranças, e como consequência deste trabalho, garantir vaga na competição SAE Brasil Aerodesign do corrente ano através do desenvolvimento de um projeto consistente de aeromodelos capazes de realizar manobras com ou sem carga. Serão realizadas reuniões para estudo e desenvolvimento do projeto, com o uso de softwares e materiais adquiridos para sua devida construção. Para participar da equipe serão requeridas características como dedicação, empenho e foco no trabalho, para que ele seja bem-sucedido, podendo haver penalidades para estudantes que integram a equipe, por não se mostram presentes no trabalho desenvolvido. Tem-se como ideia principal: estimular o caráter criativo e investigativo, desenvolver disciplina, responsabilidade acadêmica e social em cada integrante participante.

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no combate à desinformação

Coordenador(a): Jose Osvaldo Mesquita Chaves    Área Principal: Tecnologia e Produção 

Apoiada pelas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), esta ação tem o próposito de combater a desinformação disseminada pelas fake news. Esse combate se dará pelo compartilhamento do conhecimento de como verificar se informações são verdadeiras e/ou confiáveis. Para isso será realizado um esforço de pesquisa para conhecer mais sobre as agências e aplicativos tecnológicos para checagem de fatos, com o objetivo de entender como utilizá-los no combate às informações falsas. Este conhecimento será utilizado para desenvolver o material que vai fazer parte das palestras e minicursos a serem levados até a comunidade (acadêmica e russana). O objetivo é que ao disseminar esse conhecimento para o público alvo, esse próprio público esteja apto a também ensinar outros (parentes, amigos, vizinhos) e se tornar um efeito em cadeia, colaborando para que os indivíduos possam estar melhor informados.

 

Desenvolvimento de tecnologias de software para a promoção da igualdade de gênero

Coordenador(a): Anna Beatriz dos Santos Marques     Área Principal: Tecnologia e Produção 

A promoção da diversidade, equidade e inclusão contribui para o bem-estar organizacional, o senso de pertencimento e a geração de resultados sustentáveis nas instituições. Tecnologias de software apoiam diversas atividades do cotidiano, porém ainda são pouco exploradas como impulsionadoras de iniciativas alinhadas à diversidade, equidade e inclusão. Este projeto visa desenvolver tecnologias de software que apoiem iniciativas de diversidade, equidade e inclusão em instituições públicas e privadas. A metodologia adotada será o Design Thinking, que apoia a criação de produtos inovadores, por times colaborativos, diversos e com foco no público-alvo. Os estudantes envolvidos vivenciarão experiências profissionais da área de Engenharia de Software e receberão treinamento sobre diversidade, equidade e inclusão, para o desenvolvimento de tecnologias adequadas.

 

Desenvolvimento e Implantação de um Gerador Eólico Residencial para Comunidades Isoladas – Brisa Forte

Coordenador(a): Camilo Augusto Santos Costa   Área Principal: Tecnologia e Produção

O Brasil é um país de dimensões continentais tendo em seu bioma cinco grandes ecossistemas distintos, onde a cultura, linguagem e economia se desenvolveram de formas independentes, porém interligadas. Em regiões do Sul e Sudeste, nos anos 40 e 50 em função do cultivo do café, da indústria de laticínios e imigração, houve um grande crescimento econômico, possibilitando desta forma a aceleração do processo de industrialização. Diversos setores da indústria de base tais como, telecomunicação, ferroviária e elétrica apresentaram uma grande expansão, principalmente devido a criação das empresas estatais, em consequência da demanda de escoamento de comodities e produtos. Nos anos seguintes a ampliação da industrialização se deu de forma mais acelerada ocorrendo em todos os estados brasileiros. Porém, ainda nos anos 90, 26% da população, ainda não possuíam atendimento das concessionárias de fornecimento de energia elétrica, sendo este um dos maiores entraves para ampliação da produção e desenvolvimento socioeconômico das comunidades interioranas. Neste sentido, este projeto vem auxiliar ainda as regiões isoladas das redes de distribuição de energia elétrica, seja estas comunidades em regiões geográficas de difícil acesso ou mesmo relacionados a dificuldades financeira, entre outros fatores. A energia eólica, por ser modular, pode ser instalada em lugares que apresentam uma boa qualidade de vento, utilizando um espaço reduzido, sem grandes dificuldades de manutenção ou implantação. Este projeto vem para agregar conhecimento em diversas áreas da engenharia, como projetos, fabricação, ciências térmicas, produção, dentre outras, para a construção de um gerador eólico e demais facilidades, complementado uma formação abrangente para o aluno, além de beneficiar as comunidades isoladas.

 

Empreendedorismo e Tecnologias Sociais como Ferramenta de Empoderamento Feminino para a Comunidade de Russas

Coordenador(a): Josemeire Alves Gomes     Área Principal: Tecnologia e Produção

O projeto de extensão “Empreendedorismo e Tecnologias Sociais como Ferramenta de Empoderamento Feminino para a Comunidade de Russas” tem como objetivo desenvolver uma tecnologia social voltada ao incentivo de atividades empreendedoras femininas em comunidades do município de Russas/CE. Para tanto, o projeto será executado em etapas que visam (1) mapear as aptidões, as atividades realizadas e o perfil das mulheres participantes destas comunidades; (2) produzir material educativo sobre temas relacionados ao projeto; (3) promover ações de capacitação voltadas ao desenvolvimento de ocupação para geração de renda; (4) acompanhar os indicadores sobre a percepção das participantes das ações. As ações serão realizadas de acordo com cronograma previamente elaborado com base nas demandas identificadas e as mulheres residentes nas comunidades analisadas. Como resultado, espera-se promover a qualificação profissional, ampliação de habilidades e competências empreendedoras, educação empreendedora, desenvolvimento de tecnologia social, além da possibilidade de contribuir para a geração de renda dentro das comunidades nas quais possam emergir negócios locais.

 

Iaguary Baja Sae

Coordenador(a): Candido Jorge De Sousa Lobo     Área Principal: Tecnologia e Produção

O Projeto Baja SAE – UFC Russas é um desafio submetido aos alunos de engenharia que oferece a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante sua permanência na universidade, visando incorporar características diferenciadas ao futuro profissional de engenharia.

Durante sua permanência no projeto, os estudantes aprendem a lidar com um projeto de caso real, desde sua concepção aos testes de simulação e resolução de problemas. Além do projeto Baja SAE UFC – Russas, o programa visa também um melhor reconhecimento dos cursos de engenharia da universidade, bem como a diminuição da evasão de alunos ingressantes na faculdade, uma melhor complementação da formação acadêmica dos alunos e uma aproximação entre a comunidade de Russas com a UFC.

Durante a vigência do projeto, será construído um acervo de material de estudos e apoio com o tema veículo off-road, para assessorar os demais integrantes que farão parte e darão prosseguimento ao Projeto Baja SAE – UFC Russas.

 

Implementação da Plataforma de Gerenciamento Autônomo de Moinhos de Cimento na Planta da Apodi em Quixeré

Coordenador(a): Alexandre Matos Arruda     Área Principal: Tecnologia e Produção

Em 2018, um software desenvolvido por alunos e professores, do  Campus da UFC em  Russas, conseguiu aumentar cerca de 10% a produção de cimento da fábrica de moagem da APODI em Pecém. No entanto, o sistema não se encontra em operação, provavelmente devido a falta de manutenção, em que partes do software  são atualizadas. Deste modo, a fim de fortalecer a importante parceria entre a universidade e a empresa, este plano visa propor a implementação da  solução desenvolvida em Pecém nos moinhos de cimento 1 e 2 na fábrica de Quixeré; realizar uma análise sobre as partes que precisam ser atualizadas no software; estudar novas estratégias para as predições realizadas no sistema, com estudo de impacto das variáveis de entrada sobre as resposta controladas pela AI,   e manter com APODI uma parceria que possibilite a manutenção do software, além de realizar uma projeção de novas soluções automáticas que possam ser úteis para a empresa.

 

Iniciativa Robôs de Russas

Coordenador(a): Alexandre Matos Arruda     Área Principal: Tecnologia e Produção

O projeto intitulado “INICIATIVA ROBÔS DE RUSSAS” visa, por meio da criação de chatbots, tornar acessível e prático a obtenção de informações por parte dos membros da UFC-campus Russas e da comunidade local.

Atualmente tem ocorrido um aumento na utilização de chatbots por parte de empresas de grande e médio porte como um meio de auxiliar seus serviços e divulgar seus produtos. O objetivo deste projeto é a construção de chatbots que tragam benefícios tanto para os membros da universidade como para a comunidade.

O projeto traz ao campus algo que está sendo adotado por grandes e médias empresas: o uso do Processamento de Linguagem Natural (PLN) para tornar acessível e prático a obtenção de informação pelos interessados. Os benefícios que esse projeto trará são muitos, dentre eles:

1- Geração de alunos com conhecimento em Processamento de Linguagem Natural;
2- Entendimento das ferramentas estado-da-arte na construção de chatbots;
3- Levantamento de necessidades que sejam acessíveis para os membros da comunidade;
4- Tornar informações acessíveis com a construção de chatbots dedicados à elas;
5- Fomentar o papel da universidade como agente transformador da sociedade;

É esperado que o projeto não fique recluso somente às suas atividades e que startups sejam geradas a partir das ideias que possam surgir.
As atividades presenciais serão realizadas principalmente no Laboratório de Tecnologias Inovadoras (LTI) do campus de Russas da UFC.
O projeto une ensino, pesquisa e extensão por levar aos alunos o aprendizado do Processamento de Linguagem Natural (PLN – uma área de inteligência artificial) e construir como produto final, aplicativos que auxiliam a comunidade.

 

Inovale Jr

Coordenador(a): Pedro Helton Magalhaes Pinheiro     Área Principal: Tecnologia e Produção

Vale do Jaguaribe;

Empresa júnior;

Universitários;

Empreendedorismo.

 

Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções – LAREB

Coordenador(a): Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita        Área Principal: Tecnologia e Produção

Resumo:
Caracterização de materiais;
Ensaios não destrutivos;
Inspeção técnica;
Análise estrutural;
Durabilidade das construções;
Patrimonio histórico.

 

LearningLab – Laboratório de Ensino e Pesquisa de Tecnologias alinhadas à Gestão do Conhecimento e Inovação em Processos de Software

Coordenador(a): Jacilane de Holanda Rabelo       Área Principal: Tecnologia e Produção

A gestão adequada do conhecimento tornou-se uma necessidade real na indústria de desenvolvimento de software, mas muitas organizações têm dúvidas sobre qual abordagem que devem seguir em suas iniciativas de gestão de conhecimento. No contexto de ensino, a gestão do conhecimento começa a ganhar destaque em estudos que tratam da criação de habilidades necessárias para que as pessoas enfrentem o mercado de trabalho. Os processos de ensino tornam-se mais eficientes e geram resultados inovadores quando o conhecimento é gerenciado. O objetivo deste projeto de extensão é contribuir para o processo de formação dos estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UFC no Campus de Russas através de uma aprendizagem significativa (para além da sala de aula) e multidisciplinar (que envolva os mais variados departamentos, áreas e setores). Este projeto irá contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos especializados em tecnologias de apoio a gestão do conhecimento, fatores de influência para gestão do conhecimento e técnicas de ensino aprendizagem. Além disso, pretende-se obter resultados esperados relacionados aos seguintes objetivos específicos: (a) identificação de abordagens de ensino de Engenharia de Software e Gestão do Conhecimento; (b) desenvolvimento e/ou adaptação de métodos e modelos de ensino voltados para gestão do conhecimento; (c) desenvolvimento de estratégias para divulgar as áreas de Computação no Estado do Ceará; (d) fomento de interesse de alunos para divulgar as áreas de Computação no Estado do Ceará; e (e) condução de ensinos voltados para os alunos de Computação do Estado do Ceará visando contribuir na formação de recursos humanos. O presente projeto tem o intuito de alavancar a área de Computação na Região Nordeste do Brasil, auxiliando na aquisição dos conhecimentos necessários para a inserção dos futuros profissionais no mercado de trabalho com os conhecimentos adquiridos no Ensino Superior.

 

Meninas Digitais do Vale – Fortalecendo a participação feminina nos cursos de Computação da Universidade Federal do Ceará no campus de Russas

Coordenador(a): Anna Beatriz dos Santos Marques      Área Principal: Tecnologia e Produção

O projeto de extensão “Meninas Digitais do Vale” visa investigar e executar estratégias para fortalecer a participação feminina nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará (UFC) no campus de Russas. O projeto será executado em seis etapas, que visam definir temas, estratégias e ações a serem realizadas para a divulgação da área de Computação; planejar encontros mensais para fortalecimento do Meninas Digitais do Vale como uma comunidade feminina de TI; preparar o ambiente e material didático para realização dos encontros mensais; realizar os encontros mensais no campus de Russas; produzir conteúdos digitais para divulgação da área de Computação visando maior alcance do público-alvo; e acompanhar os indicadores sobre a percepção das alunas envolvidas, ingresso e evasão nos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação do campus de Russas. As ações serão realizadas presencialmente no campus de Russas e por meio da divulgação de conteúdo digital nas mídias sociais do projeto que estão presentes no Instagram, Facebook e Linkedin. Como resultado, espera-se formar uma comunidade de meninas e mulheres engajadas com o objetivo deste projeto, promover um maior ingresso de alunas nos cursos da área de Computação e reduzir a evasão de alunas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.

 

Meninas Digitais do Vale – Promovendo o primeiro contato com a área da Computação na educação básica

Coordenador(a): Anna Beatriz dos Santos Marques      Área Principal: Tecnologia e Produção

O projeto de extensão “Meninas Digitais do Vale – promovendo o primeiro contato com a área da Computação na educação básica” visa divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes da educação básica, para que estas conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação. O projeto será executado em quatro etapas, que visam planejar oficincas a serem realizadas para estudantes da educação básica; preparar o ambiente e material didático para realização das oficincas; realizar oficincas por alunas dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação que participam deste projeto de extensão; e acompanhar os indicadores sobre a percepção dos estudantes envolvidos, ingresso e evasão nos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação do campus de Russas. As ações serão realizadas de forma presencial no campus de Russas e em escolas parceiras. Como resultado, espera-se promover um maior interesse de meninas pelos cursos da área de Computação e reduzir a evasão de alunas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.

 

Microscopia do clínquer: uma solução automatizada por visão computacional

Coordenador(a): Rosineide Fernando Da Paz     Área Principal: Tecnologia e Produção

A microscopia do clínquer (componente importante para produção do cimento) consiste num processo manual feito por um especialista, possuindo várias etapas e com várias métricas a serem avaliadas. Isso torna o processo complexo e demorado, podendo levar um dia inteiro para ser finalizado. Assim, esse trabalho propõe um sistema para automatizar essa tarefa, reduzindo desperdícios de recursos. A solução pode, por exemplo, reduzir a produção de carbono, pois o principal combustível do forno das indústrias cimenteiras é o coque de petróleo. Além disso, geralmente as indústrias cimenteiras possuem mais de um analista, o que pode conduzir a resultados divergentes. Com um sistema automático, é possível aumentar a precisão na aferição da qualidade, além de garantir a precisão e padronizar os resultados. Para aferir a qualidade do clínquer, o sistema faz uso da microscopia, em que imagens microscópicas de amostras do produto são analisadas por meio de técnicas de pré-processamento, segmentação e análise das imagens. Ou seja, o sistema fará uso de inteligência artificial, que tem base nos algoritmos que calculam as métricas necessárias para cada análise, combinando metodologias matemáticas e computacionais. Até o momento o sistema em desenvolvimento apresenta bons resultados com a inteligência artificial apresentando 80% de precisão na identificação de componentes químicos representados nas imagens, e com erro mínimo no cálculo das métricas (0,05 em média). Com a conclusão da implementação das demais funcionalidades, é esperado que se tenha um sistema de visão computacional capaz de realizar a microscopia do clínquer de maneira totalmente automática.

 

Mulheres de Aço – Fortalecendo a participação feminina no curso de Engenharia Mecânica no Campus em Russas da Universidade Federal do Ceará

Coordenador(a): Silvia Teles Viana      Área Principal: Tecnologia e Produção

O projeto de extensão Mulheres de Aço tem como principais tarefas a realização de ações que fomentam a entrada de mais meninas no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC) no campus de Russas e incentivar as que já estão cursando esse curso a permanecerem e se desenvolverem. Para isso, o planejamento das ações visa promover o engajamento das meninas do curso em trabalhos e eventos relacionados ao projeto Mulheres de Aço, através de atividades a serem realizadas por elas. A execução das tarefas será feita tanto na Universidade quanto nas escolas, principalmente nas parceiras externas, onde será apresentado, de forma convidativa, o Projeto Mulheres de Aço, além de também participar de todo e qualquer evento demonstrativo proporcionados por essas Instituições de Ensino. Com isso, espera-se ter como resultado uma maior atuação feminina nos projetos acadêmicos tanto do Mulheres de Aço como em outros projetos que elas foram incentivadas a criar ou participar, para assim, diminuir a evasão das mesmas ao observarem que estão conquistando a cada dia seu espaço nessa área e na sociedade. É de grande relevância e se espera também o aumento do número de alunas que venham a se matricular e permanecerem no curso de Engenharia Mecânica, para assim inspirar outras meninas a optarem essa área das Ciências exatas.

 

NERDS – Núcleo Especializado em Reengenharia e Desenvolvimento de Software

Coordenador(a): Marcos Vinicius De Andrade Lima     Área Principal: Tecnologia e Produção

O Núcleo Especializado em Reengenharia e Desenvolvimento de Software (NERDS), localizado no Campus da UFC em Russas, tem como objetivo investigar tecnologias inovadoras na área de software por meio da aplicação profissional da Engenharia de Software e técnicas modernas de desenvolvimento de sistemas. O NERDS busca aplicar novas abordagens, fundamentadas principalmente na Ciência de Dados, para modernizar sistemas públicos de informação, institucionalizar a tomada de decisão baseada em dados, iniciar estudantes de graduação na pesquisa, incentivar a submissão de artigos em periódicos de renome e promover, principalmente, o desenvolvimento científico e tecnológico da Região do Vale do Jaguaribe.

 

Sala Bim de Inovação – Ferramentas de Inovação para a Implantação da Modelagem da Informação da Construção

Coordenador(a): Mylene De Melo Vieira    Área Principal: Tecnologia e Produção

A metodologia BIM envolve conceitos como representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação e um recurso de compartilhamento de conhecimento que viabiliza a obtenção de informações sobre uma edificação, formando uma base controlável para que decisões sejam tomadas durante seu ciclo de vida, definido desde a sua concepção até a demolição. O BIM traz um novo modelo para as obras públicas no sentido de um banco de dados e informações em seus processos de projetos, construção, operação e manutenção, otimizando suas ações no âmbito de construções. Assim, as ações no contexto do projeto Sala BIM de Inovação: ferramentas de inovação para a implantação da modelagem da informação da construção serão desenvolvidas com a mobilização dos estudantes de graduação do curso de engenharia civil da UFC campus de Russas, das prefeituras dos municípios da região do Vale do Jaguaribe e da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Inicialmente, as atividades desse projeto terão início em fevereiro de 2023 com o início do ano letivo, por meio de reuniões presenciais para planejamento das ações e de capacitação dos alunos do projeto. A realização desse projeto possibilitará o levantamento das informações sobre a atual situação do uso da metodologia BIM nas salas técnicas das prefeituras da região, o diagnóstico e caracterização das salas quanto a infraestrutura, processo de projeto e execução de obras entre outros aspectos importantes, implantação da Sala BIM de Inovação no campus da UFC de Russas além do desenvolvimento e implantação do PIB nas salas técnicas das prefeituras.

 

Semana das Engenharias de Russas – SER

Coordenador(a): Pedro Helton Magalhaes Pinheiro     Área Principal: Tecnologia e Produção

O evento terá uma programação voltada para o ensino superior que conta com palestras, minicursos, workshops, mesas redondas, rodas de conversa, específicas para áreas das engenharias civil, mecânica e produção, além de atividades abertas que estão diretamente ligadas ao tema e pilares do evento, no decorrer dos quatro dias da semana.

Programação de abertura que apresenta uma palestra ligada ao tema do evento e espaço para falas dos organizadores, programação dos intervalos onde projetos desenvolvidos dentro da universidade se apresentam, programação de encerramento que conta com palestras e atividades voltadas para o encerramento do evento.

Por fim, a programação para as escolas do vale Jaguaribe que conta com palestras abertas, salas temáticas, palestras dos projetos desenvolvidos pelos alunos das engenharias, rodas de conversas, minicursos e tours pelos laboratórios e pela universidade.

 

Vale J Jr

Coordenador(a): Andriele Nascimento De Souza         Área Principal: Tecnologia e Produção

Empresa Júnior;

Engenharia Civil;

Projetos.

 

XIX Congresso Internacional sobre Patologia e Recuperação das Construções

Coordenador(a): Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita         Área Principal: Tecnologia e Produção

Patologia das construções;

Durabilidade;

Engenharia Civil.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo