EDUCAÇÃO
Confira os projetos de extensão da área educacional:
Aprova UFC!
Coordenador(a): Edvan Cordeiro de Miranda
Área Principal: Educação
O projeto APROVA UFC! Tem como principal objetivo aprimorar o nível de preparação dos estudantes das escolas públicas que realizarão o vestibular ENEM. O projeto surgiu no ano de 2016, com o intuito de contribuir na preparação de estudantes de escolas públicas do vale do Jaguaribe, com intuito de aumentar o percentual de aprovação no Exame Nacional de Escolas do Ensino Médio. Desta maneira, foram realizados aulas presenciais com aulas de matemática, física e química, objetivando maiores resultados. Com isso, ainda no primeiro ano de projeto, foi conseguida a aprovação de quatorze dos 24 participantes do curso. Onde oito foram aprovados na Universidade Federal do Ceará Campus Russas, três obtiveram aprovação na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), dois conseguiram aprovação na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), e um obteve aprovação na Universidade Potiguar (UNP). No ano de 2017 o Aprova UFC tornou-se um curso de extensão cadastrado na PREX, visando contribuir de forma mais direta no município de Russas. Com isso o projeto passou a contar com aulas diárias durante todo o ano, compreendendo todas as áreas do conhecimento (exceto geografia, língua estrangeira e sociologia). Foram realizados simulados para adaptação do aluno a prova do ENEM.
Acesse o instagram do projeto: APROVA UFC (@aprovaufc)
FabLab Russas
Coordenador(a): Pedro Helton Magalhaes Pinheiro
Área Principal: Educação
O FabLab Russas tem como foco principal, de modo amplo, a invenção e a inovação, incentivando a criatividade. Seja quem for, designer, engenheiro, arquiteto, especialista ou não, esses laboratórios têm como ponto central o acesso à comunidade em geral, democratizando o acesso às tecnologias avançadas e permitindo a qualquer pessoa entrar e produzir, literalmente, o que vier em mente. Os FabLabs são guiados pelos princípios da interdisciplinaridade, compartilhamento e aprendizagem, através de práticas inovadoras. Desta forma, o projeto FabLab Russas é uma proposta de projeto voltado à fabricação digital e convencional. Essa ação oferece a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na universidade para oferecer à comunidade externa as ferramentas que podem ser utilizadas para prototipagem rápida, desenvolvimento de produtos etc. Como objetivo geral, o projeto busca proporcionar e promover a “cultura maker” como uma técnica de elaborar soluções práticas e melhorar a relação ensino-aprendizagem, por meio da concepção, criação e viabilidade de protótipos capazes de materializar os conceitos adquiridos no ambiente estudantil, seja no ensino superior ou básico, apoiando a comunidade acadêmica e a sociedade. De forma específica, visa-se apresentar, principalmente, a impressão 3D como ferramenta principal para auxiliar a manufatura envolvida no projeto, além de outros processos de usinagem e fabricação. Espera-se que com essa ação tenhamos uma maior popularização da fabricação digital, principalmente por meio da impressão 3D.
Acesse o instagram do projeto: FabLab Russas (@fablabrussas)
JOGA – Aprendizagem Orientada a Jogos
Coordenador(a): Marcos Vinícius de Andrade Lima
Área Principal: Educação
O projeto JOGA – Aprendizagem Orientada a Jogos, é uma iniciativa multidisciplinar inovadora que utiliza o popular jogo Minecraft como plataforma de ensino para transmitir os princípios fundamentais da programação Java e da orientação a objetos. Seu objetivo é oferecer uma educação abrangente e envolvente em programação, indo desde a teoria até a aplicação prática, tornando-a acessível a uma ampla audiência. O projeto se divide em aulas teóricas e práticas, onde os participantes personalizam o Minecraft, consolidando seu conhecimento em POO. O desafio final do curso exige a aplicação das habilidades adquiridas, preparando os participantes para desafios reais na programação orientada a objetos. Além de ensinar programação, o projeto promove o pensamento computacional, a resolução de problemas e a motivação para aprender. Baseado em pesquisas acadêmicas, sua abordagem é eficaz e relevante. Ao integrar extensão, ensino e pesquisa, o projeto JOGA busca capacitar os participantes para enfrentar os desafios tecnológicos da sociedade contemporânea, contribuindo para um futuro mais inclusivo e tecnologicamente capacitado.
Acesse o instagram do projeto: Projeto JOGA – Programação Orientada a Jogos (@joga.ufc)
Ensino de Programação de Computadores e Aplicativos para Integrar com Arduíno
Coordenador(a): Pablo Luiz Braga Soares
Área Principal: Educação
A proposta visa engajar alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software para disseminar conhecimento de programação de computadores e desenvolvimento de aplicativos integrados com arduino para alunos do ensino médio da região do vale do Jaguaribe, com ênfase na cidade de Russas. Além de aprender os fundamentos de programação, os envolvidos vão ser estimulados a participar de competições locais e regionais, além de desenvolver um aplicativo no final do projeto, incrementando gradualmente suas habilidades como programadores. Planeja-se, também, melhorar o conhecimento dos alunos da universidade nessa área. Para tanto, os bolsistas, com auxílio de professores participantes, terão a oportunidade de consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula e ganhar autonomia ao se depararem com problemas complexos de programação. Como resultado desta ação, espera-se atrair e interessados na área de tecnologia da informação, descobrir talentos e contribuir com o desenvolvimento tecnológico através da formação de mão de obra qualificada.
Business Intelligence Group (BIG)
Coordenador(a): Dmontier Pinheiro Aragão
Área Principal: Educação
As informações são essenciais para a tomada de decisões no meio corporativo, assim profissionais que têm o conhecimento de analisar dados e gerar insights, são muito requisitados no mercado. Além disso, Business Intelligence pode ser aplicado em várias áreas e organizações diferentes. Nesse contexto, o grupo surge com o objetivo geral de realizar estudos e pesquisas na área de Business Intelligence ou Inteligência de Negócios na região do Vale do Jaguaribe. Levando os conhecimentos de BI para pessoas, estudantes e organizações do Vale do Jaguaribe. O grupo é formado por alunos da Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Russas e as metodologias utilizadas pelo grupo serão: Mídias sociais, onde será divulgado conhecimentos sobre BI; pesquisa e desenvolvimento, para a contribuição de estudos e publicação de artigos em BI; projetos, com a finalidade de colocar em prática os conhecimentos aprendidos em organizações do Vale do Jaguaribe, tanto públicas quanto privadas.
Desse modo, o projeto se articula com o propósito de atingir os seguintes resultados; Capacitação da equipe em conhecimentos de BI, publicações de conteúdos de BI em mídias sociais, publicações de periódicos em eventos acadêmicos, ministrar cursos para a comunidade estudantil local e parcerias para desenvolvimento de projetos.
Acesse o instagram do projeto: BIG (@bigufcrussas) • Fotos e vídeos do Instagram