TECNOLOGIA E PRODUÇÃO
Confira os projetos de extensão da área de tecnologia e produção:
Empreendedorismo e Tecnologias Sociais como Ferramenta de Empoderamento Feminino para a Comunidade de Russas
Coordenador(a): Josemeire Alves Gomes Área Principal: Tecnologia e Produção
O projeto de extensão “Empreendedorismo e Tecnologias Sociais como Ferramenta de Empoderamento Feminino para a Comunidade de Russas” tem como objetivo desenvolver uma tecnologia social voltada ao incentivo de atividades empreendedoras femininas em comunidades do município de Russas/CE. Para tanto, o projeto será executado em etapas que visam (1) mapear as aptidões, as atividades realizadas e o perfil das mulheres participantes destas comunidades; (2) produzir material educativo sobre temas relacionados ao projeto; (3) promover ações de capacitação voltadas ao desenvolvimento de ocupação para geração de renda; (4) acompanhar os indicadores sobre a percepção das participantes das ações. As ações serão realizadas de acordo com cronograma previamente elaborado com base nas demandas identificadas e as mulheres residentes nas comunidades analisadas. Como resultado, espera-se promover a qualificação profissional, ampliação de habilidades e competências empreendedoras, educação empreendedora, desenvolvimento de tecnologia social, além da possibilidade de contribuir para a geração de renda dentro das comunidades nas quais possam emergir negócios locais.
Aratinga Aerodesign
Coordenador(a): Edvan Cordeiro de Miranda
Área Principal: Tecnologia e Produção
A Equipe Aratinga Aerodesign tem como objetivo principal, desenvolver seus alunos com visão crítica de projeto, capacidade de pesquisa, desenvolvimento de lideranças, e como consequência deste trabalho, garantir vaga na competição SAE Brasil Aerodesign do corrente ano através do desenvolvimento de um projeto consistente de aeromodelos capazes de realizar manobras com ou sem carga. Serão realizadas reuniões para estudo e desenvolvimento do projeto, com o uso de softwares e materiais adquiridos para sua devida construção. Para participar da equipe serão requeridas características como dedicação, empenho e foco no trabalho, para que ele seja bem-sucedido, podendo haver penalidades para estudantes que integram a equipe, por não se mostram presentes no trabalho desenvolvido. Tem-se como ideia principal: estimular o caráter criativo e investigativo, desenvolver disciplina, responsabilidade acadêmica e social em cada integrante participante.
Acesse o instagram do projeto: Aratinga Aerodesign (@_aratingaaerodesign)
Iaguary Baja Sae
Coordenador(a): Candido Jorge De Sousa Lobo
Área Principal: Tecnologia e Produção
O Projeto Baja SAE – UFC Russas é um desafio submetido aos alunos de engenharia que oferece a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante sua permanência na universidade, visando incorporar características diferenciadas ao futuro profissional de engenharia.
Durante sua permanência no projeto, os estudantes aprendem a lidar com um projeto de caso real, desde sua concepção aos testes de simulação e resolução de problemas. Além do projeto Baja SAE UFC – Russas, o programa visa também um melhor reconhecimento dos cursos de engenharia da universidade, bem como a diminuição da evasão de alunos ingressantes na faculdade, uma melhor complementação da formação acadêmica dos alunos e uma aproximação entre a comunidade de Russas com a UFC.
Durante a vigência do projeto, será construído um acervo de material de estudos e apoio com o tema veículo off-road, para assessorar os demais integrantes que farão parte e darão prosseguimento ao Projeto Baja SAE – UFC Russas.
Acesse o instagram do projeto: IaguaryBaja (@iaguarybaja)
LearningLab – Laboratório de Ensino e Pesquisa de Tecnologias alinhadas à Gestão do Conhecimento e Inovação em Processos de Software
Coordenador(a): Jacilane de Holanda Rabelo
Área Principal: Tecnologia e Produção
A gestão adequada do conhecimento tornou-se uma necessidade real na indústria de desenvolvimento de software, mas muitas organizações têm dúvidas sobre qual abordagem que devem seguir em suas iniciativas de gestão de conhecimento. No contexto de ensino, a gestão do conhecimento começa a ganhar destaque em estudos que tratam da criação de habilidades necessárias para que as pessoas enfrentem o mercado de trabalho. Os processos de ensino tornam-se mais eficientes e geram resultados inovadores quando o conhecimento é gerenciado. O objetivo deste projeto de extensão é contribuir para o processo de formação dos estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UFC no Campus de Russas através de uma aprendizagem significativa (para além da sala de aula) e multidisciplinar (que envolva os mais variados departamentos, áreas e setores). Este projeto irá contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos especializados em tecnologias de apoio a gestão do conhecimento, fatores de influência para gestão do conhecimento e técnicas de ensino aprendizagem. Além disso, pretende-se obter resultados esperados relacionados aos seguintes objetivos específicos: (a) identificação de abordagens de ensino de Engenharia de Software e Gestão do Conhecimento; (b) desenvolvimento e/ou adaptação de métodos e modelos de ensino voltados para gestão do conhecimento; (c) desenvolvimento de estratégias para divulgar as áreas de Computação no Estado do Ceará; (d) fomento de interesse de alunos para divulgar as áreas de Computação no Estado do Ceará; e (e) condução de ensinos voltados para os alunos de Computação do Estado do Ceará visando contribuir na formação de recursos humanos. O presente projeto tem o intuito de alavancar a área de Computação na Região Nordeste do Brasil, auxiliando na aquisição dos conhecimentos necessários para a inserção dos futuros profissionais no mercado de trabalho com os conhecimentos adquiridos no Ensino Superior.
Acesse o instagram do projeto: LearningLab (@learninglabufc)
Sala Bim de Inovação – Ferramentas de Inovação para a Implantação da Modelagem da Informação da Construção
Coordenador(a): Mylene De Melo Vieira
Área Principal: Tecnologia e Produção
A metodologia BIM envolve conceitos como representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação e um recurso de compartilhamento de conhecimento que viabiliza a obtenção de informações sobre uma edificação, formando uma base controlável para que decisões sejam tomadas durante seu ciclo de vida, definido desde a sua concepção até a demolição. O BIM traz um novo modelo para as obras públicas no sentido de um banco de dados e informações em seus processos de projetos, construção, operação e manutenção, otimizando suas ações no âmbito de construções. Assim, as ações no contexto do projeto Sala BIM de Inovação: ferramentas de inovação para a implantação da modelagem da informação da construção serão desenvolvidas com a mobilização dos estudantes de graduação do curso de engenharia civil da UFC campus de Russas, das prefeituras dos municípios da região do Vale do Jaguaribe e da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Inicialmente, as atividades desse projeto terão início em fevereiro de 2023 com o início do ano letivo, por meio de reuniões presenciais para planejamento das ações e de capacitação dos alunos do projeto. A realização desse projeto possibilitará o levantamento das informações sobre a atual situação do uso da metodologia BIM nas salas técnicas das prefeituras da região, o diagnóstico e caracterização das salas quanto a infraestrutura, processo de projeto e execução de obras entre outros aspectos importantes, implantação da Sala BIM de Inovação no campus da UFC de Russas além do desenvolvimento e implantação do PIB nas salas técnicas das prefeituras.
Filhas de Edwiges
Coordenador(a): Daniela Lima Machado da Silva
Área Principal: Tecnologia e Produção
O Projeto Filhas de Edwiges tem o intuito de fortalecer a participação feminina no curso de Engenharia Civil da UFC, campus de Russas. O nome do projeto é uma homenagem a Edwiges Becker, a primeira mulher a se formar em engenharia civil no Brasil. Dessa forma, o projeto faz parte de uma iniciativa para incentivar a presença de mulheres nos cursos de exatas e mostrar que a engenharia civil também é lugar de mulher.
Acesse o instagram do projeto: Filhas de Edwiges UFC (@filhasdeedwiges)
Meninas Digitais do Vale – Promovendo o primeiro contato com a área da Computação na educação básica
Coordenador(a): Anna Beatriz dos Santos Marques
Área Principal: Tecnologia e Produção
O projeto de extensão “Meninas Digitais do Vale – promovendo o primeiro contato com a área da Computação na educação básica” visa divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes da educação básica, para que estas conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação. O projeto será executado em quatro etapas, que visam planejar oficinas a serem realizadas para estudantes da educação básica; preparar o ambiente e material didático para realização das oficinas; realizar oficinas por alunas dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação que participam deste projeto de extensão; e acompanhar os indicadores sobre a percepção dos estudantes envolvidos, ingresso e evasão nos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação do campus de Russas. As ações serão realizadas de forma presencial no campus de Russas e em escolas parceiras. Como resultado, espera-se promover um maior interesse de meninas pelos cursos da área de Computação e reduzir a evasão de alunas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.
Acesse o instagram do projeto: Meninas Digitais do Vale 🌻 (@meninasdigitaisdovale)
NERDS – Núcleo Especializado em Reengenharia e Desenvolvimento de Software
Coordenador(a): Marcos Vinicius De Andrade Lima
Área Principal: Tecnologia e Produção
O Núcleo Especializado em Reengenharia e Desenvolvimento de Software (NERDS), localizado no Campus da UFC em Russas, tem como objetivo investigar tecnologias inovadoras na área de software por meio da aplicação profissional da Engenharia de Software e técnicas modernas de desenvolvimento de sistemas. O NERDS busca aplicar novas abordagens, fundamentadas principalmente na Ciência de Dados, para modernizar sistemas públicos de informação, institucionalizar a tomada de decisão baseada em dados, iniciar estudantes de graduação na pesquisa, incentivar a submissão de artigos em periódicos de renome e promover, principalmente, o desenvolvimento científico e tecnológico da Região do Vale do Jaguaribe.
Acesse o instagram do projeto: NERDS – Pesquisa e Inovação em Software! (@nerds.ufc)
Mulheres de Aço – Fortalecendo a participação feminina no curso de Engenharia Mecânica no Campus em Russas da Universidade Federal do Ceará
Coordenador(a): Silvia Teles Viana
Área Principal: Tecnologia e Produção
O projeto de extensão Mulheres de Aço tem como principais tarefas a realização de ações que fomentam a entrada de mais meninas no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC) no campus de Russas e incentivar as que já estão cursando esse curso a permanecerem e se desenvolverem. Para isso, o planejamento das ações visa promover o engajamento das meninas do curso em trabalhos e eventos relacionados ao projeto Mulheres de Aço, através de atividades a serem realizadas por elas. A execução das tarefas será feita tanto na Universidade quanto nas escolas, principalmente nas parceiras externas, onde será apresentado, de forma convidativa, o Projeto Mulheres de Aço, além de também participar de todo e qualquer evento demonstrativo proporcionados por essas Instituições de Ensino. Com isso, espera-se ter como resultado uma maior atuação feminina nos projetos acadêmicos tanto do Mulheres de Aço como em outros projetos que elas foram incentivadas a criar ou participar, para assim, diminuir a evasão das mesmas ao observarem que estão conquistando a cada dia seu espaço nessa área e na sociedade. É de grande relevância e se espera também o aumento do número de alunas que venham a se matricular e permanecerem no curso de Engenharia Mecânica, para assim inspirar outras meninas a optarem essa área das Ciências exatas.
Acesse o instagram do projeto: Mulheres de Aço UFC – Campus Russas (@mulheresdeacoufc)
NICITE: Núcleo Interdisciplinar para Diversidade de Gênero na Ciência, Tecnologia e Engenharia
Coordenador(a): Anna Beatriz dos Santos Marques
Área Principal: Tecnologia e Produção
A desigualdade de gênero em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics) vem ganhando um amplo interesse pela comunidade científica, mas o progresso em direção à igualdade de gênero nesses campos é lento. A falta de representatividade das mulheres em STEM e a consequente falta de diversidade impacta negativamente as mulheres, a sociedade, a ciência e a inovação. Considerando o avanço alcançado na identificação dos obstáculos enfrentados por mulheres em STEM e a existência de iniciativas para a promoção da igualdade de gênero em STEM, o Núcleo Interdisciplinar para Diversidade de Gênero na Ciência, Tecnologia e Engenharia (NICITE) visa contribuir com a remoção de barreiras para o ingresso e formação de mulheres em STEM por meio da implementação e validação de soluções para a desigualdade de gênero e articulação entre alunas de graduação e educação básica em um projeto integrador entre as áreas de STEM. O NICITE será conduzido na Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus de Russas, que oferta cinco cursos de graduação em STEM: Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) evidenciam a existência de desigualdade de gênero em indicadores de ingresso e formação de estudantes. No campus, existem projetos direcionados ao fortalecimento da participação de mulheres em Ciência da Computação e Engenharia de Software (Meninas Digitais do Vale), Engenharia Mecânica (Mulheres de Aço) e Engenharia Civil (Filhas de Edwiges). O NICITE objetiva promover a articulação entre as ações e pesquisas realizadas pelos projetos, potencializando a integração e colaboração entre mulheres docentes e discentes nos cursos de STEM.
PROJETANDO – INTEGRAÇÃO E CAPACITAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL
Nos últimos anos, a tecnologia tem revolucionado a Engenharia Civil, destacando-se o uso de diversos softwares que auxiliam no planejamento, execução e gerenciamento de obras. Esses softwares especializados em áreas como projetos estruturais, elétricos, hidrossanitários, orçamentação e gestão de obras aumentam a produtividade e precisão dos projetos. No contexto acadêmico, o domínio desses softwares permite aos alunos do curso de Engenharia Civil da UFC Campus Russas conectar teoria à prática, potencializando seu aprendizado e tornando-os mais competitivos no mercado de trabalho. O projeto tem como objetivo geral promover ações de extensão para que os alunos desenvolvam habilidades na utilização desses softwares para projetos de engenharia. Essas ações buscam complementar a formação dos alunos por meio de atividades práticas, como palestras, minicursos e oficinas, e preparar os egressos para uma inserção qualificada no mercado. É relevante destacar que o Campus está situado no Vale do Jaguaribe, uma região onde muitas prefeituras enfrentam limitações significativas em suas equipes técnicas. Os alunos do curso de Engenharia Civil da UFC Campus Russas, oriundos desses municípios, trazem uma compreensão das realidades locais e contribuem com soluções técnicas alinhadas às necessidades da região. O projeto promove não apenas a capacitação técnica, mas também a integração entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a formação cidadã e interdisciplinar. Assim, o projeto facilita a troca de saberes com a comunidade e contribui para o desenvolvimento sustentável e a justiça social na região.
LEARNINGLAB SEM FRONTEIRAS EM AÇÃO: DISSEMINANDO O CONHECIMENTO DE COMPUTAÇÃO NAS ESCOLAS DE RUSSAS E REGIÕES DO VALE
A gestão do conhecimento desempenha um papel fundamental na eficiência dos processos de ensino e na geração de resultados inovadores. O objetivo do projeto de extensão Learning sem Fronteiras em Ação é disseminar conhecimento por meio cursos e palestras destinados à comunidade, contribuindo ativamente para o processo de formação dos estudantes e buscando e buscando incentivar a entrada de novos alunos nos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação na UFC Campus de Russas. Adicionalmente, busca-se obter resultados esperados relacionados aos seguintes objetivos específicos: (a) criar estratégias para promover a divulgar as áreas de Computação nas escolas de ensino fundamental e médio de Russas e Regiões; (b) fomentar o interesse de alunos para divulgar as áreas de Computação em Russas e regiões; (c) conduzir ensinos voltados para os alunos de Ensino Fundamental e Médio de Russas e regiões visando aumento de ingressos nos cursos; (d) promover palestras com profissionais da TI como forma de estimular os estudantes a ingressarem na área; (e) divulgar os cursos de Computação do campus da UFC em Russas, os cursos oferecidos no âmbito desse projeto e os resultados do projeto Learning Lab. Espera-se com esse projeto, impulsionar a área de Computação, despertando o interesse pela área nos alunos do ensino fundamental, médio e médio profissionalizante, diminuindo a evasão dos discentes dos cursos do Campus de Russas e proporcionando a futuros profissionais os conhecimentos essenciais para uma transição eficaz para o mercado de trabalho após a conclusão do Ensino Superior.
PROGETE! – PROGRAMA DE ENSINO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Esta ação de extensão visa promover conhecimentos sobre planejamento, prototipação e desenvolvimento de aplicativos com base nas metodologias ágeis, oferecendo aos estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de Russas a oportunidade de conceber, projetar, desenvolver, testar e implantar aplicativos voltados para resolução de problemas da comunidade. Os aplicativos serão projetados usando protótipos de baixa e alta fidelidade e desenvolvidos utilizando o Flutter, um Kit de Desenvolvimento de Software de código aberto criado para desenvolver aplicativos Android, IOS, Web e Desktop. O projeto do sistema envolverá materiais de baixo custo, mas também a oportunidade de projetar sistemas usando robótica e arduíno. Os discentes participantes do projeto terão a oportunidade de participar de cursos e, além disso, interagir com a comunidade escolar em busca de um problema para o qual possam elaborar uma solução computacional. A ação também promoverá a integração da comunidade local com a comunidade acadêmica e será um instrumento de divulgação do Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará.
TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA VALORIZAÇÃO COMUNITÁRIA E REUTILIZAÇÃO DO ISOPOR
O projeto de extensão propõe a reutilização sustentável dos resíduos de isopor gerados pelo programa “Ceará Sem Fome”, que distribui refeições em embalagens de isopor em todo o Ceará. Este projeto visa transformar os resíduos de isopor em materiais de construção, como elementos pré-moldados, promovendo a economia circular e oferecendo benefícios socioeconômicos para as comunidades locais. Ao utilizar o isopor reciclado na construção civil, o projeto não apenas aborda um problema ambiental significativo, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico das regiões envolvidas. O projeto de extensão pretende desenvolver tecnologias de baixo impacto ambiental que possam ser implementadas pelas próprias comunidades e/ou indústria de pré-moldados da região, com a finalidade de criar oportunidades de emprego e renda. As atividades do projeto envolvem visitas técnicas e prospecção das vocações das comunidades, reunião com líderes, determinação das tecnologias em laboratório, e capacitação. A proposta está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente em termos de inovação e sustentabilidade. O projeto visa contribuir para a melhoria dos indicadores socioambientais locais e promover a inclusão social, oferecendo uma solução inovadora para a gestão de resíduos e fomentando o desenvolvimento sustentável nas regiões impactadas.
PAE – PROJETO DE APOIO AO ENSINO PARA A COMUNIDADE ACADEMICA E RUSSANA
Esta ação de extensão visa promover conhecimentos sobre desenvolvimento de sistemas aos estudantes da educação básica das escolas públicas de Russas. Esses estudantes serão capacitados por graduandos dos cursos de ciência da computação e engenharia de software da UFC de Russas. A ideia é que inicialmente os alunos da educação básica sejam capacitados e que posteriormente esses alunos possam participar de atividades relacionadas ao projeto, desenvolvimento, teste e implantação de uma solução de software voltada para a comunidade acadêmica como forma de praticar os conhecimentos adquiridos. A ação também promoverá a integração da comunidade local com a comunidade acadêmica e será um instrumento de divulgação do Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará.